terça-feira, 26 de junho de 2018

TEOSOFIA PURA (E TEÓSOFOS(AS)) QUE NOS INSPIRA: MABEL COLLINS


"O princípio que dá a Vida habita em nós, e sem nós, é imortal e benéfico, não é ouvido ou visto ou cheirado, mas é percebido pelo homem que deseja a percepção."

Mabel Collins

Teósofa e Escritora

(1851-1927)

QUEM FOI MABEL COLLINS?

Mabel Collins nasceu a 9 de setembro de 1851 em Guernsey, Channel Islands. Foi casada com Francis Power Cobbe, de quem enviuvou em 1885, ano em que publica 'Light on the Path' ["Luz Sobre o Caminho"]. No ano anterior publicara 'Idyll of the White Lotus', tendo entrado para a Sociedade Teosófica pouco tempo depois. Segundo terá confidenciado a H.S. Olcott, este seu livro fora escrito em transe ou, nas suas palavras, 'fora do corpo'. 
Em 1889, a questão da 'identidade' deste mestre ou guia (designado Mestre Hillarion) viria a gerar algum desconforto entre H.P. Blavatsky e Elliot Cones, envolvendo a própria Mabel Collins. Desconhecemos se a sua saída, nesse ano, da Sociedade Teosófica teve alguma relação com este problema. 
Antes, porém, entre setembro de 1887 e outubro de 1888, coeditou em parceria com H.P. Blavatsky a revista 'Lúcifer'. Após a sua saída da Sociedade Teosófica publicou ainda um bom número de livros de dimensão variada, mas menos conhecidos. Faleceu em 31 de março de 1927 em Gloucestershire.

INFÂNCIA E EDUCAÇÃO

Minna Mabel Collins nasceu em 9 de setembro de 1851 em St Peters Port, Guernsey. Ela "gostava de se referir a si mesma como 'nove' porque era a nona criança e nasceu no nono dia do nono mês". [1] Seus pais eram Edward James Mortimer Collins, um poeta e jornalista autodidata, e Susanna Hubbard, filha de um comerciante. Quando se casaram, Mortimer era dezenove anos mais novo que sua esposa, que já tinha seis filhos. A família se movia com frequência, como Mortimer repetidamente gastava e desembarcava nas prisões dos devedores. "Quando ela completou doze anos, Minna começou a escrever romances e versos. Ela nunca havia frequentado a escola - que educação ela tinha de seu pai. Poesia e filosofia formaram o conteúdo principal de suas aulas." 

CASAMENTO

A jovem Minna começou uma nova vida quando se casou com Keningale Robert Cook em 3 de agosto de 1871 na Igreja St. Peters em Knowl Hill. Ele era seis anos mais velho que ela e foi bem educado no Rugby e no Trinity College em Dublin. Ele ganhou vários graus culminando em um doutorado em leis em 1875. Durante os anos no Trinity College, ele foi contratado pelos Correios lidar com ordens de pagamento, mas em 1875 ele se tornou um corretor de ações em Londres. Ele publicou um livro de poesia e numerosos artigos para a revista Woman. Esta mesma revista começou a publicar também os escritos de Minna. "Quase todas as edições continham os escritos de Minna ou Robert. Eles cobriam uma série de assuntos, mas estavam principalmente preocupados com a educação, o papel das mulheres e das artes".

Sua vida de casada não foi feliz. Sentia-se entediada e certa vez observou que, ao embarcar na vida conjugal, sentia que seu cérebro estava atrofiado. Em fevereiro de 1885, o casamento dos cozinheiros falhou e o casal se separou. Robert morreu em junho de 1886, deixando-lhe dinheiro suficiente para poder viver confortavelmente por alguns anos.

COLABORANDO COM HELENA PETROVNA BLAVATSKY

Mabel foi apresentada à Teosofia em 1881, quando sua vizinha Isabelle de Steiger emprestou a Robert uma cópia do primeiro livro de HP Blavatsky , Isis Unveiled . Mabel tornou-se uma visitante regular dos Sinnetts nas tardes de terça-feira. Em abril de 1884, Blavatsky foi a Londres para uma visita. Em 8 de novembro de 1884, Mabel encontra Blavatsky pouco antes de retornar à Índia. Segundo Blavatsky, eles se encontraram em duas ou três ocasiões durante o outono de 1884, sempre na presença de outros. Foi nesse ano que Mabel escreveu seu livro Light on the Path , que se tornaria um clássico teosófico.

Quando Blavatsky se mudou para a Inglaterra, ela ficou em "Maycot", uma pequena cabana em Norwood de propriedade de Mabel, que compartilhou sua casa com Blavatsky. As duas mulheres criaram a revista mensal Lucifer em setembro de 1887 e trabalharam juntas como editores até fevereiro de 1889, quando ela se demitiu.

Quando o professor Elliott Coues tentou desacreditar Madame Blavatsky em seu artigo de 11 de maio de 1889 publicado no The Religio-Philosophical Journal , ele usou como evidência uma nota não assinada e sem data supostamente enviada por Mabel Collins em 1885. Ele havia perguntado sobre a autoria do trabalho de Collins Light on the Path . A nota afirmava que os Mahatmas inspiravam a escrita do livro. [4] HPB rapidamente e vigorosamente disputou Coues em uma carta a Light , escrita em 1 de junho de 1889.

OUTRAS ACTIVIDADES

Antes de encontrar a Teosofia , Mabel tornou-se um meio de renome. Nos últimos anos, no entanto, ela se opôs ao espiritismo vigorosamente. Suas experiências nas sessões, tanto como médium quanto como parte do círculo, levaram-na a acreditar que a prática era altamente perigosa; uma visão que concordava com a de HP Blavatsky e seus Mestres .

Mabel Collins também era conhecida por seu trabalho pelos direitos dos animais e por sua campanha contra a vivissecção. Ela fundou a Associação Parlamentar Incorporada para a Abolição da Vivissecção, que foi registrada como uma corporação em 22 de fevereiro de 1907.

ESCRITOS DE MABEL COLLINS EM PERIÓDICOS

O Índice da União de Periódicos Teosóficos lista mais de 230 artigos sob o nome de Mabel Collins , incluindo aqueles que ela escreveu, resenhas de seus escritos e trechos de seus livros populares. Estes são alguns exemplos:

- "Pensées", uma longa série de reimpressões no Le Lotus Bleu .
- "Na Nova Floresta." The English Illustrated Magazine (junho de 1885). Ilustrado
- "Thoreau: Eremita e Pensador." The Dublin University Magazine (novembro de 1877).
- "Um canto da Boémia." Revista de Tinsley , volume 24-26. Livro publicado em série.
- "O amor é mais que a vida." Sinos Domésticos (1885). Livro publicado em série.
- "A flor e o fruto: A verdadeira história de um mago" foi outro livro publicado em série em Lúcifer em 1888.

Ela também escreveu vários artigos para a revista Woman , assim como seu marido.

BIBLIOGRAFIA DE MABEL COLLINS

Mabel Collins escreveu pelo menos 46 livros. Estes são os títulos em inglês de acordo com [7] , listados aqui por data de publicação:

O Ferreiro e o Erudito . 1875

Um Pecador Inocente; um romance psicológico . Londres: Tinsley Bros., 1877. Disponível online no Google Books.

Nossa boémia . Londres: Tinsley Brothers, 1879.

Neste mundo: um romance . Londres: Chapman and Hall, 1879. Disponível online no Google Books.

Too Red a Dawn . Londres: Tinsley Brothers, 1881.

Teias de aranha . Londres: Tinsley Brothers, 1882. Também impresso com o subtítulo "Tales".

Na flor de sua juventude. Um romance. . Londres: FV White & Co., 1883. Disponível online no Google Books.

Viola Fanshawe. Um romance . Londres: FV White & Co., 1884.

A história de Helena Modjeska, (Madame Chlapowska) . Londres: WH Allen, 1883. Segunda edição, 1885. Disponível online no Internet Archive , outra versão no Internet Archive e no Google Books.

Luz no caminho . Subtítulo "um tratado escrito para o uso pessoal daqueles que são ignorantes da sabedoria oriental, e que desejam entrar dentro de sua influência". (1885). Publicado em inúmeras edições e idiomas.

A mulher mais bonita de Varsóvia. Londres: Ward e Downey, 1885. Nova York: G. Munro, 1886 (e 1887, 5a edição). Disponível online no Google Books.

Filha do Lorde Vanecourt. Um romance London: Ward & Downey, 1885. Nova Iorque: Harper & Bros., 1886. Cleveland: Arthur Westbrook Co., 1890, 1985.

Através dos portões de ouro . Londres: Ward e Downey, 1887 e Boston: Roberts Brothers, 1887 e inúmeras outras edições. Uma edição proeminente foi emparelhada com Sonhos pela feminista sul-africana Olive Schreiner.

The Blossom and the Fruit Subtitle: "uma história verdadeira de um mago negro". Londres, 1887. Sydney, Austrália, 1887. Reproduzido em Nova York, JW Lovell Co., 1889. Londres: Theosophical Publishing Society, 1910. Anunciado como "um conto de mistério e aventura". Disponível online no Internet Archive e no Google Books.J

Ida: uma aventura em Marrocos . Londres: Ward & Downey, 1890. Nova Iorque: JW Lovell, 1890.

As confissões de uma mulher . Nova Iorque: JW Lovell, 1890

Idílio do Lótus Branco (1890). Anunciado como "uma história oculta". Numerosas edições. Disponível online no Internet Archive. O autor afirmou ter criado este livro por escrito automático, ditado pelo Mestre Hilarion . O trabalho foi publicado pela primeira vez em The Banner of Light .

Uma dívida de honra . Nova York: Lovell, 1891. Londres; Sydney, NSW: Eden, Remington & Co., Publishers, 1892.

Morial o Mahatma . Nova Iorque: United States Book Co., 1891. Nova Iorque, Lovell, Gestefeld & Co. 1892. Esta foi, supostamente, uma descrição fictícia dos acontecimentos na Sociedade Teosófica e causou um pequeno escândalo.

Sugestão Nova York: Lovell, Gestefeld & Co., 1892.

Os amantes de Julieta . Londres: Ward & Downey, 1893. Disponível online no Internet Archive em três partes: Parte I , Parte II , Parte III .

A história do ano Subtítulo: "um registro de festas e cerimônias". Londres: George Redway, 1895

Folhas Verdes . Londres: Kegan Paul, Trench, Trubner & Co., Ld., 1895.

A safira da estrela . Londres, 1896. Boston: Roberts Bros., 1896. Londres: Anthony Treherne & Co., Ld., 1902.

Prazer e dor . Subtítulo: "um Ensaio no Ocultismo Prático dirigido aos Leitores de 'Luz no Caminho'". Londres: Isis Publishing Co., 1896.

O Caminho Iluminado Subtítulo: "um Guia para os Neófitos, sendo uma continuação da 'Luz no Caminho'". Chicago, Ill .: A Sociedade de Publicação de Iogue, de 1800. Esta é uma edição posterior em forma de livro dos comentários sobre a luz no caminho que Mabel Collins publicou mensalmente na revista Lucifer , de setembro de 1887 a janeiro de 1888.

Quando o amor é verdadeiro ou a história de uma herdeira . Nova Iorque: Street & Smith, 1902.

O rolo do homem desencarnado . Londres: John M. Watkins, 1904. Escrito com Helen Bourchier. Disponível online no Google Books.

Um grito de longe . Subtítulo: "para os alunos da Luz no Caminho ". Percy Lund, Humphries and Co., 1905. Reimpresso New York: Theosophical Publishing Company, 1907; Londres, Theosophical Publishing Society, 1913; Londres, 1954

Ilusões Londres: Theosophical Publishing Society, 1905. Ensaios no lado interno da natureza, ilustrados por experiências psíquicas reais.

Chaplet do amor . London: Theosophical Publishing Society, 1905. Um breve tratado sobre a vida interior. Disponível online no Google Books.

O Despertar London: Theosophical Publishing Society, 1906 e 1915. Um relato de como a Luz no Caminho veio a existir. Excerto no artigo The Temple Artisan "Death - Great Portal da Vida".

Fragmentos do Pensamento e da Vida . Subtítulo: "sendo sete ensaios e sete fábulas na ilustração dos ensaios." Londres: Theosophical Publishing Society, 1908.

Proibido . Subtítulo: "Um romance sobre a questão do sufrágio feminino". Londres: Henry J. Drame, 1908. Co-autoria de Charlotte Despard .

Uma Vida Uma Lei . Subtítulo: "Não matarás" Londres: Theosophical Publishing Society, 1909. Wheaton, IL: Theosophical Press, 1938.

Os construtores . Londres: Theosophical Publishing Society, 1910.

A história de Sensa . Subtítulo: "Uma Interpretação do Idílio do Lótus Branco". Londres: Theosophical Publishing Society, 1911. Nova York: JW Lovelle, 1913 e Los Angeles: Theosophical Publishing House, 1913, 1920. Disponível online no Internet Archive em duas versões [1] [2] e no Google Books .

A jóia transparente . London: W. Rider & Son, 1912. Sobre os Aforismos de Yoga compilados por Patañjali . Com o texto de Sutras em inglês, em parte na tradução de Manilala Nabhubhai Dvivedi , parcialmente em parte por Tukarama Tatya .

Quando o sol se move para o norte . Subtítulo: "ser um tratado nos seis meses sagrados: contendo o ritual místico da História do ano e o ensinamento sobre a ressurreição das folhas verdes". London: Theosophical Publishing Society, 1912. Londres: Theosophical Publishing House, 1923. Chicago, IL: Theosophical Press, 1912, 1923. Wheaton, IL: Theosophical Press, 1948 e 1963. Wheaton, IL: Theosophical Press, 1941.

O Crisol Londres: Theosophical Publishing Society, 1914. Em setembro-outubro de 1914, MC escreveu sua previsão de que a Primeira Guerra Mundial, que havia começado no mês anterior, se tornaria um cadinho para a humanidade. Ela escreveu sobre suas experiências visitando soldados feridos e conversando com membros do "Exército de Kitchener". MC descreveu este livro e experiências que o levaram a escrevê-lo, em um artigo no The Messenger , setembro de 1921.

Como a flor cresce . London: Theosophical Publishing Society, 1915. Também, London: Theosophical Publishing House, 1919. Subtítulo: "algumas visões e uma interpretação, em duas partes.

Nosso legendário futuro glorioso : a interpretação da "luz no caminho". Primeira edição de 1915. Edimburgo: Theosophical Book Shop, 1917 (2ª edição).

O quarto trancado. Subtítulo: "Uma verdadeira história de experiências no espiritismo". Londres: Editora Teosófica, 1920.

Designers e fabricantes de jardineiras artísticas, relógios de sol, banhos de aves, mesas de alimentação de aves, etc., em terracota vermelha e cinzenta . Subtítulo: "um tratado escrito para o uso pessoal daqueles que são ignorantes da sabedoria oriental e que desejam entrar em sua influência, e um ensaio sobre o karma". Compton: Potters 'Arts Guild, 1921. Com uma introdução de CWLeadbeater. 

IMPACTO DOS SEUS LIVROS E ESCRITOS

"A Luz no Caminho", "Através dos Portões de Ouro", e "Idílio do Lótus Branco" foram amplamente lidos pelos teosofistas em todo o mundo e traduzidos para várias línguas, incluindo holandês, alemão, espanhol, esloveno, francês, croata, dinamarquês, sânscrito, sueco, tcheco , Norueguês, finlandês, sindhi, russo, polonês, tâmil, italiano, português, amárico, japonês, telegu e esperanto.

O "Idyll of the White Lotus/Idílio do Lótus Branco" foi adaptado em uma peça de Maud Hoffman Sensa, uma peça de mistério em três actos .

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