terça-feira, 3 de julho de 2018

FILOSOFIA (E FILÓSOFOS(AS)) PURA QUE NOS INSPIRA: EMMA CURTIS HOPKINS


"Devemos pensar em nós mesmos como sendo da forma que queremos ser. Não somos nós quem torna o pensamento criador, mas sim Deus. Nunca existiu um pensamento humano, já que todo o pensamento é divino, ainda que dentro da condição humana. Não é necessário procurar outros poderes já possuímos o maior poder."

Emma Curtis Hopkins

Teóloga, professora, escritora, feminista, mística, filósofa e profeta

(1849-1925)

QUEM FOI EMMA CURTIS HOPKINS?

Emma Curtis Hopkins (2 de setembro de 1849 - 8 de abril de 1925) foi uma escritora e líder espiritual americana . Ela estava envolvida na organização do "Movimento do Novo Pensamento" e foi teóloga, filósofa, professora, escritora, feminista, mística e profeta que ordenou centenas de pessoas, incluindo mulheres, no que ela nomeou (sem vínculo com a Ciência Cristã) com o Christian Science Theological. Seminary of Chicago. Emma Curtis Hopkins foi chamada de "Professora de Professores" ou "Mestra das Mestras" porque muitos dos seus alunos fundaram as suas próprias igrejas ou tornaram-se proeminentes no "Movimento do Novo Pensamento".

Nasceu Josephine Emma Curtis em Killingly, Connecticut , em 1849, para Rufus Curtis e Lydia Phillips Curtis. Ela casou com George Irving Hopkins em 19 de julho de 1874. O seu filho, John Carver, nasceu em 1875 e morreu em 1905. Hopkins foi inicialmente uma estudante da Ciência Cristã de Mary Baker Eddy , que afirmou ter encontrado na Bíblia Cristã uma ciência por detrás dos supostos milagres de cura de Jesus que poderiam ser praticados por qualquer um. Ela iria posteriormente deixar a Ciência Cristã para desenvolver a sua própria forma mais eclética de idealismo metafísico, conhecido posteriormente como "Novo Pensamento" com certos traços místicos do gnosticismo, embora Hopkins se sentisse mais livre para fazer afinidades com a Teosofia e uma ampla variedade de ensinamentos orientais.

Diferenciando-se da liderança de Eddy em falar de Deus como Mãe e Pai , Hopkins conceitualizou a Trindade como três aspectos da divindade, cada um desempenhando um papel em diferentes épocas históricas: Deus Pai , Deus Filho e Deus Mãe-Espírito ou Consolador Sagrado. Hopkins acreditava (assim como Eddy, embora não tão paroquialmente) que a cura espiritual era a Segunda Vinda de Cristo no mundo, e essa era a marca registada dos seus primeiros trabalhos. Hopkins também acreditava mais na especificamente que os papéis da mudança das mulheres indicavam a sua proeminência na Divindade, sinalizando uma nova época identificada pela inclusão do aspecto "Mãe de Deus".

Enquanto Phineas Parkhurst Quimby é algumas vezes descrito como o fundador do "Novo Pensamento", ele morreu em 1866, e o "Novo Pensamento" não se organizou formalmente até que Hopkins reuniu e focou o movimento nacional em 1886-88 com a base em Chicago. O seu primeiro trabalho, "Class Lessons" de 1888, acendeu pontos de destaque para o "New Thought" organizado. Mais tarde, ela escreveu "Gotas de Ouro" e "Prática Mental Científica Cristã" (1888), bem como um prolífico corpo de trabalho escrito. Ela foi aclamada pelo dom das suas palestras pessoais. Aqueles que a ouviram falar, notaram a sua oratória carismática. O seu magnum opus, "High Mysticism", talvez seja melhor lido depois de familiarizado com o fundamento de seus outros escritos. Ela é autora das "Lições Internacionais da Bíblia" no jornal Inter-Ocean de Chicago (1887-94), um eco aparente das "Lições da Bíblia, centrais da Ciência Cristã"). Hopkins é muitas vezes referida como o "Professora de professores" ou "A mãe do Novo Pensamento". Aqueles que estudaram com Hopkins incluíram os Fillmores, fundadores da Unity ; Ernest Holmes, fundador da Ciência Religiosa; Malinda Cramer e Nona L. Brooks , fundadoras da Divine Science ; e Harriet Emilie Cady, autora do texto fundamental da Unity, Lessons in Truth .

RELAÇÃO COM A CIÊNCIA CRISTÃ E O TRABALHO COM MARK PLUNKETT

O primeiro registo de Hopkins na Ciência Cristã parece ser o seu papel na expulsão de Clara Choate pela promiscuidade por volta de 1884; Hopkins viria a se tornar, alguns meses depois, redatora do "Christian Science Journal" (embora nunca tenha sido professora de Ciência Cristã) e, em pouco mais de um ano, seria dispensada do cargo por um editorial sincretizando uma influência asiática demasiada para a identificação de Eddy com o cristianismo.

Eventualmente conquistou a influência e as ambições da dissidente Mary Plunkett da Christian Science, ela disse ao seu praticante original da "Christian Science" que se Eddy não lhe desse a próxima classe Normal e autoridade sobre toda a Ciência Cristã a oeste de Buffalo, "eu vou varrê-la a face da terra ". Ela já havia criticado AJ Swartz por plágio do trabalho de Eddy, mas, com a ajuda de Plunkett, passou a editar a revista de Swartz por um período antes de entrar em contacto com Plunkett.

Hopkins e Plunkett apropriaram-se do termo Ciência Cristã para os nomes das suas revistas e institutos. Este termo estava começando a entrar em seu primeiro grande sucesso com a Sra. Eddy. Hopkins e Plunkett acreditavam que o termo descrevia apropriadamente seu trabalho, apesar de sua ruptura com seu fundador e sua ênfase na submissão cristã da mente humana ao Divino. Eles procuraram ganhar adeptos da base de Eddy, incluindo Joseph Adams.

Plunkett pediria novamente a Eddy uma divisão do movimento Ciência Cristã de Eddy, com Eddy cedendo tudo a oeste do Mississippi, e se ofendeu com a recusa de Eddy. Hopkins e Plunkett levariam a tempo outros estudantes descontentes de Eddy, como Ursula Gestefeld , que estavam insatisfeitos com os ensinamentos ou com os esquemas promocionais de Eddy. 

Hopkins passou a ensinar os Fillmores, após o que ela finalmente largaria o uso do termo Ciência Cristã (que os Fillmores também usariam, e depois abandonaria).

Plunkett, no entanto, tentou emprestar visivelmente de seus laços passados ​​com Eddy para construir seguidores em Nova York. Ela caiu em desgraça pública depois do escândalo de sua separação com o marido John, que não foi pai de nenhum de seus filhos, em favor de um relacionamento de amor livre com A. Bentley Worthington. Dentro de um mês após a adoção de seu nome, Worthington foi exposto como um embusteiro e bigamista multiestadual. Plunkett mudou-se para a Austrália, onde se suicidou.

Hopkins fundou o Colégio de Ciência Metafísica Emma Hopkins, que se concentrava em treinar mulheres como líderes espirituais. Hopkins acreditava que a humanidade deveria viver através de três eras espirituais, correspondendo com a Santíssima Trindade . Deus o Pai representou os patriarcados do passado. Deus, o Filho, representou Jesus Cristo e a libertação do pensamento humano. A presente era de Deus, o Espírito Santo, colocaria as mulheres no comando. Hopkins pensou no Espírito Santo em termos da Shekinah , a Madre Consoladora. 

Suas ideias sobre a cura espiritual e o relacionamento da alma com Deus foram adotadas por alguns movimentos religiosos tradicionais, incluindo a Ordem Internacional de São Lucas, o Médico, fundada por um sacerdote episcopal. Ela escreveu muitos livros sobre esses assuntos. Seu último aluno foi Ernest Holmes . 

Ela morreu em sua casa em Connecticut em 1925.

INFLUÊNCIA

Entre aqueles que estudaram com Emma Curtis Hopkins foram:

Malinda Cramer e Nona L. Brooks: co-fundadores da Divine Science;

Charles Fillmore e Myrtle Fillmore: co-fundadores da Unity que foram ordenados por Hopkins em 1891;

Harriet Emilie Cady: autora de Lições na Verdade ;

Annie Rix Militz: fundadora do Lar da Verdade;

Ernest Holmes: fundador da Ciência Religiosa, ordenado em Ciência Divina

William Walker Atkinson: prolífico autor do Novo Pensamento.

BIBLIOGRAFIA

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32. Série de julgamentos em ciências espirituais. Editora: Alhambra [Calif.]: Escola de Cristo 
33. Ensinando o Santuário da Verdade, [19—]
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48. O pensamento principal. Editora: Pittsfield, Mass.: Sun Print., 1925.
49. A série do evangelho na ciência espiritual: uma revelação da conexão mística que fundamenta sua verdadeira relação com Deus como Cristo, seu próprio eu eterno, através dessas lições, você chega a uma expressão de vida mais completa e mais rica, não dependente do acidente de oportunidade. Editora: Alhambra, CA: Escola de Ensino de Cristo, Santuário da Verdade, [1976?]
50. A Série do Evangelho: Descobrindo a Conexão Mística Que Revela ...
51. A chave para o poder. Editora: Kansas City, MO. : Unity Book Company, 1895, 1894.
52. O Ministério da Santa Mãe Editora: Cornwall Bridge, Connecticut: Emma Curtis Hopkins Fund ( Disponível online )
53. O radiante Eu Sou. Editora: Cornwall Bridge, Connecticut: High Watch Fellowship ( Disponível online )
54. O reino real Editora: Pittsfield, Mass.: Sun Print., 1925.
55. A ressurreição de Cristo. Editora: Kansas City, MO. : Unity Book Company, 1893.
56. Duas óptimas lições. Editora: Alhambra, Califórnia: Santuário da Verdade, 1977.
57. Quem são bêbados? Esta interpretação da Bíblia foi dada durante o início dos anos noventa no Christian Science Theological Seminary em Chicago, Illinois. Editora: Pittsfield, Ma., Sun Printing Co. [nd]
58. A sua ideia de Deus. Editora: Pittsfield, Mass.: Sun Printing, 1927.

Para mais informações a seu respeito, consultem o seu site oficial: http://www.emmacurtishopkins.com 

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