segunda-feira, 9 de julho de 2018

TEOSOFIA PURA (E TEOSÓSOFOS(AS)) QUE NOS INSPIRA: WILLIAM QUAN JUDGE


"Lembre-se disto: à medida que vive a sua vida a cada dia com um propósito elevado e um desejo altruísta, todo e qualquer evento carregará em si um significado profundo - um significado oculto - à e à medida que aprende a sua importância, trabalhe."

William Quan Judge

Advogado, escritor e fundador da Sociedade Teosófica Americana

(1851-1896)

QUEM FOI WILLIAM QUAN JUDGE?

William Quan Judge (13 de abril de 1851 - 21 de março de 1896) foi um místico , esoterista e ocultista irlandês-americano e um dos fundadores da Sociedade Teosófica original. Ele nasceu em Dublin , na Irlanda . Quando ele tinha 13 anos, sua família emigrou para os Estados Unidos . Tornou-se cidadão naturalizado dos EUA aos 21 anos e foi aprovado no exame de advogados do estado de Nova York, especializado em direito comercial .

Um jovem vigoroso, imaginativo e idealista, ele estava entre as dezassete pessoas que primeiro fundaram a Sociedade Teosófica. Como Helena Petrovna Blavatsky e Henry Steel Olcott , ele permaneceu na organização enquanto outros partiram. Quando Olcott e Blavatsky deixaram os Estados Unidos para a Índia, Judge ficou para administrar o trabalho da Sociedade, enquanto trabalhava como advogado.

Quando Blavatsky e Olcott deixaram a América, deixaram a Teosofia na América do Norte nas mãos de Judge. Enquanto Judge mantinha contacto próximo com Blavatsky e Olcott por meio de correspondência, havia pouca ou nenhuma atividade organizada nos próximos anos. As suas dificuldades durante este período de tempo são ilustradas por uma passagem biográfica escrita pela Sra. Archibald Keightley: " Era uma época em que Madame Blavatsky - ela que era então a grande expoente -, havia deixado o campo ... o interesse animado por ela ... a missão impressionante tinha morrido.A ST passou a ser a base filosófica ... Do seu vigésimo terceiro ano até a sua morte, os melhores esforços do Sr. Judge e todas as energias ígneas de sua destemida alma foram dadas. para este trabalho " .

Em 1876, os assuntos de negócios o levaram a visitar a América do Sul , onde ele contraiu a "febre de Chagres" e sempre sofria de uma doença daquela doença torturante. Outras "fases" de suas experiências nessa jornada estão registadas em seus escritos, frequentemente alegóricos, sugerindo o caráter dos contactos ocultos que podem ter sido estabelecidos nessa jornada.

Na Índia , Blavatsky estabeleceu uma nova sede. Como europeu, os seus esforços para restaurar o respeito pela fé hindu foram bastante eficazes. Como resultado, ela fez inimigos entre os missionários do cristianismo convencional. O Movimento Teosófico 1875-1950 define alguns dos eventos que se seguiram: "William Q. Judge, que chegou à Índia logo após os Coulombs terem sido mandados para fora da sede, fez um exame detalhado da porta falsa construída no" ocultismo "de Madame Blavatsky". Ele mostrou o produto dos trabalhos interrompidos de Coulomb para cerca de trezentas testemunhas que assinaram seus nomes para uma descrição do lugar. Ele removeu o" santuário ", no qual os Coulombs tentaram plantar evidências de fraude. Mesmo muitos anos depois, essas acções fornecem provas convincentes da "Conspiração Coulombiana" e reivindicam Madame Blavatsky.

Em 1885, após o seu retorno à América, Judge começou a revitalizar o movimento nos Estados Unidos da América. O verdadeiro início do trabalho da Teosofia nos Estados Unidos começou em 1886, quando Judge criou o "The Path", uma revista teosófica independente. Até esse momento, não o caminho do crescimento da Sociedade na América era muito reduzido. O Sr. Judge dirigiu-se ao homem comum numa linguagem simples e com uma simples razão. "O Caminho" mostrou que ele tinha encontrado e agora estava cultivando a área da sua maior utilidade, como escritor. O seu interesse natural pelo bem-estar dos outros afectou tudo o que ele fez, de modo que os seus artigos e conversas teosóficas são expressos no idioma do homem comum. No seu primeiro artigo, ele escreveu: " Não se pensa que a utopia possa ser estabelecida num "Certamente". Se todos dissermos que é inútil, nada será feito, um começo deve ser feito e feito pela sociedade teosófica ... As riquezas estão a acumular-se nas mãos de poucos, os pobres são mais severos todos os dias à medida que aumentam em número ... Tudo isso aponta infalivelmente para um erro vital nalgum lugar ... O que se quer é o verdadeiro conhecimento da condição espiritual do homem, o seu objetivo e destino ... aqueles que devem começar a reforma são aqueles que são tão afortunados a ponto de serem colocados no mundo onde eles podem ver e pensar os problemas que todos estão a esforçar-se para resolver, mesmo que saibam que o grande dia não virá até depois da sua morte " .

Ele também escreveu: " As nações cristãs deslumbraram-se com um brilho banal de progresso material. Eles não são os povos que fornecerão as pistas mais claras para o Caminho ... O Grande Relógio do Universo aponta para outra hora, e agora o Homem deve apreender a chave nas suas mãos e a si mesmo - como um Todo - abrir o portão ...a nossa prática consiste numa desconsideração de qualquer autoridade em questões de religião e filosofia, excepto proposições como a partir da sua qualidade inacta que sentimos ser verdade " .

Foi dito por Judge: " Tudo o que ele escreveu sobre uma natureza metafísica pode ser encontrado, direta ou indiretamente, nas obras de Madame Blavatsky. Ele não tentou nenhuma nova" revelação, mas ilustrou nas suas próprias obras o uso ideal dos conceitos dos ensinamentos teosóficos. "The Teosophical Mov't, 1875 - 1950. Ao longo dos anos, Judge atraiu para o Movimento um núcleo de seguidores devotados. O movimento cresceu de forma constante na América.

Judge escreveu artigos teosóficos para várias revistas teosóficas, e também o volume introdutório, "O Oceano da Teosofia" em 1893. Ele tornou-se o Secretário-Geral da Secção Americana da Sociedade Teosófica em 1884, com Abner Doubleday como Presidente.

Judge não deixou nenhum registo do período anterior à fundação da Sociedade Teosófica, mas algumas de suas declarações publicadas revelam o carácter de seu relacionamento com Blavatsky durante esse período. Por ocasião da sua morte em 1891, ele referiu-se à sua primeira reunião nos seus aposentos em janeiro de 1875. Ele escreveu:

"Foi o olho dela que me atraiu, o olho de quem eu devo ter conhecido em vidas há muito passadas. Ela olhou para mim em reconhecimento por aquela primeira hora, e desde então nunca mudou esse olhar. Não como um questionador de filosofias Eu aproximo-me dela, não como alguém tateando no escuro por luzes que escolas e fantásticas teorias obscureceram, mas como alguém que, vagando pelos corredores da vida, estava à procura de amigos que pudessem mostrar onde os desenhos para o trabalho tinham sido escondidos. E, fiel à chamada, ela respondeu, revelando planos mais uma vez, e não utilizando palavras para explicar, simplesmente apontou-os e continuou com a tarefa. Foi como se, mas a noite antes de nos separarmos, deixando ainda de ser feito algum detalhe de uma tarefa assumida com um objectivo em comum: era professor e aluno, irmão mais velho e mais jovem, ambos empenhados em um único fim, mas ela com o poder e o conhecimento que pertencem, mas a leões e sábios. "

Blavatsky muitas vezes se referiu à fundação da Sociedade Teosófica como resultado da orientação oculta de seus professores. Mais tarde, o juiz escreveria que os objetos da Sociedade haviam sido dados a Olcott pelos Mestres antes da reunião em que foram adotados. Assim, a fundação da Sociedade Teosófica pode ser vista como inspirada.

Em 1881, relembrando a fundação da Sociedade, Blavatsky escreveu: " Nossa sociedade como um corpo certamente poderia ser destruída pela má administração ou a morte de seus fundadores, mas a ideia que ela representa e que ganhou uma moeda tão ampla, Correr como uma onda de pensamento até que ela se precipita sobre a praia dura onde o materialismo está colhendo e classificando suas pedras ... "Neste momento, os assuntos da Sociedade estavam em grande parte nas mãos de Olcott. Reuniões foram realizadas de forma irregular, e muitos planos de experimentação oculta foram propostos. Nem Blavatsky nem o juiz participaram ativamente das reuniões após as primeiras sessões. Ele estava ocupado com sua prática de advocacia. Ela começou a escrever o seu primeiro livro, "Isis Unveiled" ("Isis sem Véu").

Depois da morte de Blavatsky em 1891, Judge envolveu-se numa disputa com Olcott e Annie Besant , a quem ele considerou ter-se desviado do ensinamento original dos Mahatmas. Como resultado, ele terminou a sua associação com Olcott e Besant durante 1895 e levou a maior parte da Secção Americana da Sociedade com ele. Apesar de ser perseguido por devotos de Besant, Judge geriu a sua nova organização durante um ano até à sua morte em Nova York , quando Katherine Tingley tornou-se gerente. A organização que nasceu da facção de Olcott e Besant é baseada hoje em dia na Índia e conhecida como "Sociedade Teosófica - Adyar" , enquanto a organização administrada por Judge é conhecida hoje simplesmente como Sociedade Teosófica , mas frequentemente com a especificação. (Sede internacional, Pasadena. Califórnia).

Judge morreu em 1896 em Nova York .

Em 1898, Ernest Temple Hargrove, que inicialmente apoiou Tingley, partiu com outros membros para formar a Filial da Sociedade Teosófica na América (Hargrove) . Outras novas organizações separaram-se dele, incluindo o Templo do Povo (cuja biblioteca tem o seu nome) durante 1898 e a Loja Unida dos Teosofistas ou ULT durante 1909.

William Quan Judge era considerado um homem honesto, despretensioso, ansioso por ter uma instrução oculta e pronto para trabalhar. Embora a princípio HPB tenha objetado ao fato de o juiz ter se tornado conselheiro, ele ganhou sua amizade e manteve-a. Ele desenvolveu liderança e se tornou uma das figuras mais importantes da The Society. 

É considerado uma das figuras mais marcantes da Teosofia a nível mundial.

BIBLIOGRAFIA DE WILLIAM QUAN JUDGE

1. "Bhagavad-Gita combinado com Ensaios sobre Gita" (1886)

2. "Os aforismos de Yoga de Patanjali" (1889)

3. "Ecos do Oriente" (1890)

4. "Cartas que me ajudaram" (1891)

5. "O Oceano da Teosofia" (1893)

Para mais informações a respeito de William Quan Judge, consultem o seu site oficial em: www.williamquanjudge.net/ 

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