quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

FILOSOFIA (E FILÓSOFOS) PURA QUE NOS INSPIRAM: HENRY DAVID THOREAU


"Se és escritor, escreve como se estivesses com os dias contados, porque, na verdade, eles estão-nos quase todos."

Henry David Thoreau

Escritor, poeta, naturalista, pesquisador, historiador e filósofo Transcendentalista

(1817-1862)

Henry David Thoreau (Concord, 12 de julho de 1817 — Concord, 6 de maio de 1862) foi um autor norte-americano, poeta, naturalista, activista anti-impostos, crítico da ideia de desenvolvimento, pesquisador, historiador, filósofo e trascendentalista. Ele é mais conhecido por seu livro Walden, uma reflexão sobre a vida simples cercada pela natureza, e por seu ensaio Desobediência Civil uma defesa da desobediência civil individual como forma de oposição legítima frente a um estado injusto.
Os livros, ensaios, artigos, jornais e poesias de Thoreau chegam a mais de 20 volumes. Entre suas contribuições mais influentes encontravam-se seus escritos sobre história natural e filosofia, onde ele antecipou os métodos e preocupações da ecologia e do ambientalismo. Seu estilo de escrita literária intercala observações naturais, experiência pessoal, retórica pontuada, sentidos simbolistas, e dados históricos; ao mesmo tempo em que evidencia grande sensibilidade poética, austeridade filosófica, e uma paixão "yankee" pelo detalhe prático. Ele também era profundamente interessado na ideia de sobrevivência face a contextos hostis, mudança histórica, e decadência natural; ao mesmo tempo em que buscava abandonar o desperdício e a ilusão de forma a descobrir as verdadeiras necessidades essenciais da vida.
Foi também um notório abolicionista, realizando leituras públicas nas quais atacava as leis contra as fugas de escravos evocando os escritos de Wendell Phillips e defendendo o abolicionista John Brown. A filosofia de Thoreau da desobediência civil influenciou o pensamento político e ações de personalidades notáveis que vieram depois dele, filósofos e activistas como Liev Tolstoi, Gandhi, e Martin Luther King, Jr.
Thoreau é por vezes citado como um anarquista individualista. Ainda que, por vezes, a sua desobediência civil ambicione por melhorias no governo, mais do que sua abolição – "Não peço, imediatamente por nenhum governo, mas imediatamente desejo um governo melhor" – a direção desta melhoria é que ambiciona o anarquismo: "'O melhor governo é o que não governa. Quando os homens estiverem devidamente preparados, terão esse governo. 

Sem comentários:

Enviar um comentário