quarta-feira, 11 de julho de 2018

POESIA (E POETAS) HOLÍSTICA QUE NOS INSPIRA: "EU VENHO" de XAH OLG


EU VENHO

"Eu venho de ontem 
do passado sombrio e esquecido 
com as mãos amarradas pelo tempo 
com a boca selada de eras remotas.

Eu venho cheio de dores antigas 
coletado por séculos, arrastando 
correntes longas e indestrutíveis. 

Eu venho da escuridão 
do bem, do esquecimento 
com o silêncio a reboque, 
com o medo ancestral 
de quem conhece a minha alma 
desde o começo dos tempos.

Eu venho sendo escravo por milénios, 
escravo de diferentes maneiras: 
submetido ao desejo do meu raptor na Pérsia, 
escravizado na Grécia sob o poder romano, 
transformado em vestal nas terras do Egipto, 
oferecido aos deuses em ritos antigos, 
vendido no deserto 
ou trocado como mercadoria. 

Eu venho sendo apedrejado como uma adúltera 
nas ruas de Jerusalém, 
por uma multidão de hipócritas,
pecadores de todas as espécies 
que clamam o meu céu pelo meu castigo.

Eu fui mutilado em muitas aldeias 

Privei o meu corpo de prazeres 
e transformei-me num animal de carga, 
trabalhador e paridora da espécie.

Eu fui violada sem limite 
em todos os cantos do planeta 
sem contar a minha idade madura ou tenra 
ou relatar a minha dor ou a minha altura.

Eu deveria ter servido os lordes ontem, 
emprestei-me aos seus desejos 
dá-me, doa-me, destrói-me 
esquece-te de ser um entre milhares.

Eu fui barragana de um homem em Castela, 
esposa de um marquês 
e concubina de um comerciante grego, 
prostituta em Bombaim e nas Filipinas, 
e o meu tratamento sempre foi o mesmo.

Um do outro e sempre um escravo, 
de alguns e outros dependentes 
menor em todos os assuntos, 
invisível na história mais distante 
e esquecido na história mais recente.

Eu não tenho a luz do alfabeto. 
Por longos séculos 
eu paguei com as minhas lágrimas 
a terra que eu tive de cultivar 
desde a minha infância.

Eu viajei o mundo 
em milhares de vidas 
que me foram entregues 
uma a uma. 

E eu conheci todos os homens do planeta. 
Grande e pequeno, 
os bravos e os cobardes 
o vil e o honesto 
os bons e os terríveis.

Mas quase todos eles carregavam 
a marca dos tempos. 
Alguns gerenciavam vidas 
como mestres e senhores 
sufocar, aprisionar e aniquilar.

Outros deixam almas 
eles negociam com ideias, 
assustar ou seduzir, 
eles manipulam e oprimem.

Eu conheço todos eles 
Eu estava perto um do outro 
servindo todos os dias, 
pegando migalhas 
abaixando o colo do útero a cada passo, 
cumprindo meu karma.

Eu viajei por todas as estradas 
Eu arranhei paredes e ensaiei silêncios 
tentando cumprir o mandato 
ser como eles querem 
mas não consegui.

Eu nunca fui autorizado a escolher 
a direcção da minha vida. 
Eu sempre andei num dilema 
Seja um santo ou uma prostituta.

Eu conheci o ódio dos inquisidores
em nome da Santa Madre Igreja.

Eles condenaram o meu corpo ao seu serviço 
e às infames chamas da fogueira.

Eu fui chamado de várias maneiras: 
Bruxa, louca, adivinha, pervertida 
aliado de Satanás, escravo da carne, 
sedutor, ninfomaníaca 
culpado dos males da terra.

Mas eu continuei vivendo, arando 
colheita, costura, 
construção, culinária, tecelagem, 
cura, proteção, parto, 
Criando, amamentando, cuidando 
e, acima de tudo, amoroso.

Eu povoei a terra de mestres e escravos, 
de ricos e mendigos, de génios e idiotas, 
mas todo mundo tinha o calor da minha barriga 
o meu sangue e a sua comida 
e eles tiraram um pouco da minha vida.

Eu consegui sobreviver à conquista 
brutal e implacável de Castela 
nas terras da América, 
mas eu perdi os meus deuses e a minha terra 
e a minha barriga deu origem a pessoas mestiças 
depois que o mestre me levou pela força.

E neste continente manchado 
Eu continuei a minha existência 
cheio de dores diárias, 
preto e escravo no meio da fazenda. 
Eu fui forçado a receber o amo 
quantas vezes eu gostaria 
sem poder expressar qualquer reclamação.

Então eu era uma costureira 
um camponês, um criado, um agricultor, 
mãe de muitas crianças miseráveis, 
vendedor de rua, curandeiro, 
cuidador de crianças ou idosos, 
artesão de mãos prodigiosas, 
tecelão, bordadeira, trabalhador, 
professora, secretária, enfermeira.

Sempre servindo a todos, 
transformei-me em abelha e semente 
cumprindo as tarefas mais desagradáveis 
moldado como um jarro pelas mãos dos outros.

E, um dia, eu fui ferido pela minha angústia 
um dia cansei-me dos meus fardos, 
eu deixei o deserto e o oceano 
eu desci da montanha 
eu passei pelas selvas e confins 
e tornei-me a minha voz doce e calma 
no chifre de vento 
no grito universal e enlouquecido. 
E eu convoquei a viúva, a casada, 
para a mulher da aldeia, para a mulher solteira, 
para a mãe angustiada, para a feia, 

os recém-nascidos, os estuprados, 
o triste, o quieto, o lindo, 
os pobres, os aflitos, os ignorantes, 
os fiéis, os enganados, os prostituídos.

Milhares de mulheres se reuniram 
para ouvir as minhas arengas, 
as dores milenares eram faladas, 
das longas cadeias 
que os séculos nos carregaram nas nossas costas.

E nós treinamos com todas as nossas reclamações 
um rio poderoso 
que começou a viajar pelo universo 
afogando a injustiça e esquecimento.

O mundo estava paralisado 
homens e mulheres não andavam 
as máquinas pararam, os tornos, 
os grandes edifícios e as fábricas, 
ministérios e hotéis, oficinas e escritórios, 
hospitais e lojas, residências e cozinhas.

Mulheres, finalmente, descobrimos isso. 
Nós somos tão poderosas quanto eles 
e nós somos muitos mais na terra! 
Mais que o silêncio e mais que o sofrimento! 
Mais que a infâmia e mais que a miséria!

Que essa música ressoe 
nas terras distantes da Indochina 
nas areias quentes da África, 
no Alasca e na América Latina, 
pedindo a igualdade de género 
para construir um mundo de solidariedade 
- diferente, horizontal, sem energia - 
para conjugar ternura, paz e vida, 
beber da ciência sem distinção. 

Para derrotar o ódio e o preconceito, 
o poder de alguns, 
as pequenas fronteiras, 
amassar com as mãos de ambos os sexos 
o pão da existência ".

Xah Olg

Sem comentários:

Enviar um comentário