quarta-feira, 15 de agosto de 2018

FILIOSOFIA (E FILÓSOFOS(AS)) PURA QUE NOS INSPIRA: RALPH EMERSON


"O que está por detrás de nós e o que está diante de nós são assuntos minúsculos comparados com o que está dentro de nós."

Ralph Emerson

Ensaísta, Conferencista, Filósofo e Poeta norte-americano 

Pai do Transcendentalismo

(1803-1882)

QUEM FOI RALPH EMERSON?

Ralph Waldo Emerson (25 de maio de 1803 - 27 de abril de 1882) foi um ensaísta americano, conferencista , filósofo e poeta que liderou o movimento transcendentalista nos meados do século XIX. Ele foi visto como um defensor do individualismo e um crítico presciente das pressões contrárias da sociedade, e disseminou os seus pensamentos através de dezenas de ensaios publicados e mais de 1.500 palestras públicas nos Estados Unidos.

Emerson gradualmente se afastou das crenças religiosas e sociais dos seus contemporâneos, formulando e expressando a filosofia do transcendentalismo no seu ensaio de 1836 " Natureza ". Após este trabalho, ele fez um discurso intitulado "The American Scholar " em 1837, que Oliver Wendell Holmes Sr. considerou ser a "Declaração de Independência intelectual" da América. 

Emerson escreveu a maioria dos seus ensaios importantes como palestras primeiro e depois os revisou para impressão. As suas duas primeiras coleções de ensaios, "Ensaios: Primeira Série" (1841) e "Ensaios: Segunda Série" (1844), representam o núcleo de seu pensamento. Eles incluem os conhecidos ensaios " Autoconfiança ", " A Sobrevivência ", " Círculos ", " O Poeta " e " Experiência ". Juntamente com " Natureza ", esses ensaios fizeram a década de meados da década de 1830 a meados de 1840, período mais fértil de Emerson. Emerson escreveu sobre vários assuntos, nunca adoptando princípios filosóficos fixos, mas desenvolvendo certas ideias como a Individualidade, a Liberdade, a capacidade da Humanidade de realizar quase tudo e a relação entre a alma e o mundo circundante. A "natureza" de Emerson era mais filosófica do que naturalista:

"Filosoficamente considerado, o universo é composto da Natureza e da Alma". Emerson é uma das várias figuras que "adotaram uma abordagem mais panteísta ou pandeirista ao rejeitar as visões de Deus como separadas do mundo".

Ele permanece entre os principais fundadores do movimento romântico americano, e o seu trabalho influenciou muito pensadores, escritores e poetas que o seguiram. Quando lhe pediram para resumir o seu trabalho, ele disse que a sua doutrina central era "a infinitude do homem privado." 

Emerson também é conhecido como mentor e amigo de Henry David Thoreau , um colega transcendentalista.

INÍCIO DA VIDA, FAMÍLIA E EDUCAÇÃO

Emerson nasceu em Boston, Massachusetts , em 25 de maio de 1803, filho de Ruth Haskins e do Rev. William Emerson , ministro unitarista . Ele recebeu o nome do irmão da sua mãe, Ralph, e da bisavó de seu pai, Rebecca Waldo. Ralph Waldo foi o segundo dos cinco filhos que sobreviveram até a idade adulta; os outros eram William, Edward, Robert Bulkeley e Charles. Três outras crianças - Phebe, John Clarke e Mary Caroline - morreram na infância. Emerson era inteiramente de ascendência inglesa, e sua família estava na Nova Inglaterra desde o início do período colonial.

O pai de Emerson morreu de cancro no estômago em 12 de maio de 1811, menos de duas semanas antes do oitavo aniversário de Emerson. Emerson foi criado pela sua mãe, com a ajuda das outras mulheres da família; sua tia Mary Moody Emerson, em particular, teve um profundo efeito sobre ele. Ela viveu com a família de vez em quando e manteve uma correspondência constante com Emerson até sua morte em 1863.

A educação formal de Emerson começou na Boston Latin School em 1812, quando ele tinha nove anos. Em outubro de 1817, aos 14 anos, Emerson foi para o Harvard College e foi nomeado mensageiro para o presidente, exigindo que Emerson fosse buscar estudantes delinquentes e mandasse mensagens para o corpo docente. No meio do seu primeiro ano, Emerson começou a manter uma lista de livros que tinha lido e começou um diário em uma série de cadernos que seriam chamados de "Wide World". Ele levou trabalhos para cobrir as suas despesas escolares, inclusive como garçom para o Junior Commons e como professor ocasional trabalhando com seu tio Samuel e tia Sarah Ripley em Waltham, Massachusetts. No seu último ano, Emerson decidiu ir pelo seu nome do meio, Waldo. Emerson serviu como Poeta de Classe; como era costume, ele apresentou um poema original no Harvard's Class Day, um mês antes de sua formatura oficial em 29 de agosto de 1821, quando tinha 18 anos. Ele não se destacou como estudante e formou-se no meio exacto da sua carreira. turma de 59 pessoas.

Em 1826, confrontado com problemas de saúde, Emerson foi buscar um clima mais quente. Ele primeiro foi para Charleston, Carolina do Sul , mas descobriu que o tempo ainda estava demasiado frio. Ele então foi mais ao sul, para Santo Agostinho, na Flórida , onde ele fez longas caminhadas na praia e começou a escrever poesia. Enquanto em Santo Agostinho, ele fez o conhecimento do príncipe Achille Murat , sobrinho de Napoleão Bonaparte . Murat era dois anos mais velho que ele; eles se tornaram bons amigos e desfrutaram da companhia um do outro. Os dois se degladiaram em discussões esclarecedoras sobre religião, sociedade, filosofia e governo. Emerson considerou Murat uma figura importante em sua educação intelectual. 

Enquanto em Santo Agostinho, Emerson teve seu primeiro encontro com a escravidão . Em um ponto, ele participou de uma reunião da Sociedade Bíblica, enquanto um leilão de escravos estava ocorrendo no quintal de fora. Ele escreveu: "Um ouvido, portanto, ouviu as boas-novas de grande alegria, enquanto o outro foi agraciado com 'Indo, cavalheiros, indo!'"

INÍCIO DA SUA CARREIRA

Depois de Harvard, Emerson auxiliou seu irmão William numa escola para mulheres jovens estabelecida na casa da sua mãe, depois que ele estabeleceu sua própria escola em Chelmsford, Massachusetts ; quando seu irmão William foi para Göttingen para estudar Direito em meados de 1824, Ralph Waldo fechou a escola, mas continuou a lecionar em Cambridge, Massachusetts, até o início de 1825. Emerson foi aceito na Harvard Divinity School no final de 1824 e foi introduzido na Phi Beta Kappa em 1828. O irmão de Emerson, Edward, dois anos mais novo do que ele, entrou para o escritório do advogado Daniel Webster , depois de se formar em Harvard primeiro em sua classe. A saúde física de Edward começou a se deteriorar e ele logo sofreu um colapso mental também; ele foi levado para o McLean Asylum em junho de 1828, aos 23 anos. Embora tenha recuperado seu equilíbrio mental, ele morreu em 1834, aparentemente devido à tuberculose de longa data. Outro dos brilhantes e promissores irmãos mais novos de Emerson, Charles, nascido em 1808, morreu em 1836, também de tuberculose, fazendo dele o terceiro jovem no círculo mais íntimo de Emerson a morrer em um período de poucos anos.

Emerson conheceu sua primeira esposa, Ellen Louisa Tucker, em Concord, New Hampshire, no dia de Natal de 1827, e se casou com ela quando tinha 18 anos. O casal se mudou para Boston, com a mãe de Emerson, Ruth, se mudando com eles para ajudar. Cuide de Ellen, que já estava doente com tuberculose. Menos de dois anos depois, em 8 de fevereiro de 1831, Ellen morreu, aos 20 anos, depois de proferir suas últimas palavras: "Não me esqueci da paz e da alegria". Emerson foi fortemente afetado pela sua morte e visitou seu túmulo no diário de Roxbury. [38] Em uma entrada de um jornal datada de 29 de março de 1832, ele escreveu: "Eu visitei o túmulo de Ellen e abri o caixão."

A Segunda Igreja de Boston convidou Emerson para servir como pastor júnior, e ele foi ordenado em 11 de janeiro de 1829. O seu salário inicial era de US $ 1.200 por ano, aumentando para US $ 1.400 em julho, mas com seu papel de igreja ele assumiu outras responsabilidades: ele era capelão da legislatura de Massachusetts e membro do comité escolar de Boston. As suas actividades na igreja o mantiveram ocupado, embora durante esse período, diante da morte iminente da sua esposa, ele começasse a duvidar das suas próprias crenças.

Após a morte de sua esposa, ele começou a discordar dos métodos da igreja, escrevendo em seu diário em junho de 1832: "Às vezes penso que, para ser um bom ministro, era necessário deixar o ministério. A profissão é antiquada. Numa era alterada, nós adoramos nas formas mortas de nossos antepassados ​​". Os seus desentendimentos com oficiais da igreja sobre a administração do serviço da Comunhão e dúvidas sobre a oração pública eventualmente levaram à sua renúncia em 1832. Como ele escreveu: "Este modo de comemorar a Cristo não é adequado para mim. Isso é razão suficiente para deve abandoná-lo." Como um estudioso de Emerson apontou, "Doffing o preto decente do pastor, ele estava livre para escolher o vestido do professor e professor, do pensador não confinado dentro dos limites de uma instituição ou uma tradição." 

Emerson excursionou pela Europa em 1833 e depois escreveu sobre suas viagens em English Traits (1856). Ele partiu a bordo do brigue Jasper no dia de Natal de 1832, navegando primeiro para Malta. Durante sua viagem à Europa, ele passou vários meses na Itália, visitando Roma, Florença e Veneza, entre outras cidades. Quando em Roma, ele reuniu-se com John Stuart Mill , que lhe deu uma carta de recomendação para conhecer Thomas Carlyle . Ele foi para a Suíça e teve que ser arrastado por outros passageiros para visitar a casa de Voltaire em Ferney, "protestando por toda a indignidade de sua memória". Ele então foi para Paris, um "alto e moderno New York de um lugar", onde ele visitou o Jardin des Plantes . Ele ficou muito comovido com a organização das plantas de acordo com o sistema de classificação de Jussieu e com o modo como todos esses objetos eram relacionados e conectados. Como diz Robert D. Richardson , "o momento de revelação de Emerson sobre a interconectividade das coisas no Jardin des Plantes foi um momento de intensidade quase visionária que o afastou da teologia e da ciência."

Indo para o norte, para a Inglaterra, Emerson conheceu William Wordsworth , Samuel Taylor Coleridge e Thomas Carlyle . Carlyle em particular foi uma forte influência sobre ele; Emerson serviria mais tarde como agente literário não oficial nos Estados Unidos para o Carlyle e, em março de 1835, tentou persuadir Carlyle a ir à América palestrar. Os dois mantiveram uma correspondência até a morte de Carlyle em 1881.

Emerson retornou aos Estados Unidos em 9 de outubro de 1833 e morou com a mãe em Newton, Massachusetts . Em outubro de 1834, mudou-se para Concord, Massachusetts, para viver com seu avô de passo, Dr. Ezra Ripley , no que mais tarde foi chamado The Old Manse . Vendo o movimento Lyceum em ascensão, que forneceu palestras sobre todos os tipos de tópicos, Emerson viu uma carreira possível como palestrante. Em 5 de novembro de 1833, ele fez o primeiro do que seriam cerca de 1.500 palestras, "Os usos da história natural", em Boston. Este foi um relato expandido de sua experiência em Paris. Nesta palestra, ele expôs algumas de suas importantes crenças e as ideias que mais tarde desenvolveria em seu primeiro ensaio publicado, "Natureza":

"A natureza é uma linguagem e todo novo fato que se aprende é uma nova palavra; mas não é uma linguagem desfeita e morta no dicionário, mas a linguagem reunida num sentido mais significativo e universal. Desejo aprender esta linguagem, não que eu possa conhecer uma nova gramática, mas que eu possa ler o grande livro que está escrito naquela língua."

Em 24 de janeiro de 1835, Emerson escreveu uma carta a Lydia Jackson, propondo casamento. A sua aceitação chegou a ele pelo correio no dia 28. Em julho de 1835, comprou uma casa na Cambridge and Concord Turnpike em Concord, Massachusetts, à qual chamou Bush; agora está aberto ao público como o Ralph Waldo Emerson House. Emerson rapidamente se tornou um dos principais cidadãos da cidade. Ele deu uma palestra para comemorar o 200º aniversário da cidade de Concord em 12 de setembro de 1835. Dois dias depois, ele se casou com Lydia Jackson em sua cidade natal de Plymouth, Massachusetts, e se mudou para a nova casa em Concordo com a mãe de Emerson em 15 de setembro.

Emerson rapidamente mudou o nome de sua esposa para Lidian, e a chamava de Queenie, e às vezes Asia, e ela o chamou de Mr. Emerson. Os seus filhos eram Waldo, Ellen, Edith e Edward Waldo Emerson . Edward Waldo Emerson foi o pai de Raymond Emerson . Ellen recebeu o nome da sua primeira esposa, por sugestão de Lidian.

Emerson era pobre quando ele estava em Harvard, mas mais tarde foi capaz de sustentar a sua família por grande parte de sua vida. Ele herdou uma boa quantia de dinheiro após a morte de sua primeira esposa, embora ele teve que entrar com uma ação contra a família Tucker em 1836 para obtê-lo. Ele recebeu $ 11.600 em maio de 1834, e mais $ 11.674.49 em julho de 1837. Em 1834, ele considerou que ele tinha uma renda de $ 1.200 por ano a partir do pagamento inicial da propriedade,  equivalente. para o que ele ganhou como pastor.

CARREIRA LITERÁRIA E TRANSCENDENTALISMO

Em 8 de setembro de 1836, um dia antes da publicação da "Natureza" , Emerson se reuniu com Frederic Henry Hedge , George Putnam e George Ripley para planear reuniões periódicas de outros intelectuais de pensamento semelhante. Este foi o começo do Clube Transcendental , que serviu como um centro para o movimento. Sua primeira reunião oficial foi realizada em 19 de setembro de 1836.  Em 1 de setembro de 1837, as mulheres participaram de uma reunião do Clube Transcendental pela primeira vez. Emerson convidou Margaret Fuller , Elizabeth Hoar e Sarah Ripley para jantar em sua casa antes da reunião para garantir que eles estivessem presentes para a noite de confraternização.  Fuller provaria ser uma figura importante no transcendentalismo.

Emerson anonimamente publicou seu primeiro ensaio, "Natureza", em 9 de setembro de 1836. Um ano depois, em 31 de agosto de 1837, ele fez seu famoso endereço Phi Beta Kappa , " The American Scholar ", então intitulado " Uma Oração, entregue antes da Phi Beta Kappa Society em Cambridge"; foi renomeado para uma coleção de ensaios (que incluiu a primeira publicação geral de "Natureza") em 1849. Amigos o instaram a publicar a palestra, e ele fez isso, às suas próprias custas, em uma edição de 500 cópias , que esgotou em um mês. No discurso, Emerson declarou independência literária nos Estados Unidos e instou os americanos a criar um estilo de escrita próprio e livre da Europa. James Russell Lowell , que era estudante em Harvard na época, chamou-o de "um evento sem paralelo anterior em nossos anais literários". Outro membro da audiência, o reverendo John Pierce, chamou de "um endereço aparentemente incoerente e ininteligível

Em 1837, Emerson fez amizade com Henry David Thoreau . Embora eles provavelmente tenham se encontrado em 1835, no outono de 1837, Emerson perguntou a Thoreau: "Você mantém um diário?" A questão passou a ser uma inspiração vitalícia para Thoreau. O próprio jornal de Emerson foi publicado em 16 grandes volumes, na edição definitiva da Harvard University Press, publicada entre 1960 e 1982. Alguns estudiosos consideram o periódico a principal obra literária de Emerson.

Em março de 1837, Emerson fez uma série de palestras sobre a filosofia da história no Templo Maçónico em Boston. Esta foi a primeira vez que ele geriu uma série de palestras por conta própria, e foi o começo de sua carreira como palestrante. Os lucros desta série de palestras foram muito maiores do que quando ele foi pago por uma organização para conversar, e ele continuou a gerir suas próprias palestras, muitas vezes ao longo de sua vida. Ele finalmente deu até 80 palestras por ano, viajando pelo norte dos Estados Unidos até St. Louis, Des Moines, Minneapolis e Califórnia.

Em 15 de julho de 1838, Emerson foi convidado para o Divinity Hall, Harvard Divinity School , para fazer o discurso de formatura da escola, que ficou conhecido como " Discurso da Escola Divina ". Emerson desconsiderou os milagres bíblicos e proclamou que, embora Jesus fosse um grande homem, ele não era Deus: o cristianismo histórico, disse ele, havia transformado Jesus em um "semideus, como os orientais ou os gregos descreveriam como Osíris ou Apolo." Seus comentários ultrajaram o estabelecimento e a comunidade protestante geral. Ele foi denunciado como um ateu e um envenenador das mentes dos jovens. Apesar do rugido dos críticos, ele não respondeu, deixando outros para apresentar uma defesa. Ele não foi convidado para falar em Harvard por mais trinta anos.

O grupo transcendentalista começou a publicar seu principal periódico, "The Dial" , em julho de 1840.  Eles planearam o jornal já em outubro de 1839, mas o trabalho não começou até a primeira semana de 1840. [85] George Ripley era o gerente editor.  Margaret Fuller foi o primeiro editor, tendo sido abordado por Emerson depois de vários outros terem recusado o papel. Fuller permaneceu por cerca de dois anos, quando Emerson assumiu, utilizando o jornal para promover talentosos jovens escritores, incluindo Ellery Channing e Thoreau.

Em 1841, Emerson publicou Ensaios , seu segundo livro, que incluiu o famoso ensaio "Autossuficiência". A sua tia chamou de "uma mistura estranha de ateísmo e independência falsa", mas ganhou críticas favoráveis ​​em Londres e Paris. Este livro, e sua recepção popular, mais do que qualquer contribuição de Emerson até hoje, estabeleceu as bases para sua fama internacional.

Em janeiro de 1842, o primeiro filho de Emerson, Waldo, morreu de escarlatina . Emerson escreveu sobre seu pesar no poema " Threnody " ("Para esta perda é a verdadeira morte"), e o ensaio "Experiência". No mesmo mês, William James nasceu e Emerson concordou em ser seu padrinho .

Bronson Alcott anunciou seus planos em novembro de 1842 para encontrar "uma fazenda de cem acres em excelentes condições, com bons prédios, um bom pomar e terras". Charles Lane comprou uma fazenda de 90 acres (360.000 m 2 ) em Harvard, Massachusetts, em maio de 1843, para o que se tornaria Fruitlands , uma comunidade baseada em ideais utópicos inspirados em parte pelo transcendentalismo. A fazenda funcionaria com base em um esforço comunitário, não usando animais para o trabalho; seus participantes não comiam carne e não usavam lã nem couro. Emerson disse que se sentiu "triste de coração" por não se envolver no experimento sozinho. Mesmo assim, ele não sentiu que Fruitlands seria um sucesso. "Toda a sua doutrina é espiritual", escreveu ele, "mas eles sempre terminam dizendo:" Dê-nos muita terra e dinheiro ". Mesmo Alcott admitiu que não estava preparado para a dificuldade em operar Fruitlands. "Nenhum de nós estava preparado para realizar praticamente a vida ideal que sonhamos. Então nos desmembramos", escreveu ele. Após o seu fracasso, Emerson ajudou a comprar uma fazenda para a família de Alcott em Concord, que Alcott nomeou "Hillside ".

O Dial deixou de ser publicado em abril de 1844; Horace Greeley relatou o fim do "periódico mais original e atencioso já publicado neste país". (Uma revista independente do mesmo nome foi publicada durante vários períodos até 1929.)

Em 1844, Emerson publicou sua segunda coleção de ensaios, "Ensaios: Segunda Série" . Esta coleção incluiu "O Poeta", "Experiência", "Presentes" e um ensaio intitulado "Natureza", um trabalho diferente do ensaio de 1836 do mesmo nome.

Emerson ganhava a vida como palestrante popular na Nova Inglaterra e em grande parte do resto do país. Ele começou a lecionar em 1833; na década de 1850, ele estava dando até 80 palestras por ano.  Ele dirigiu-se à Sociedade de Boston para a Difusão do Conhecimento Útil e o Liceu de Gloucester , entre outros. Emerson falou sobre uma ampla variedade de assuntos, e muitos de seus ensaios surgiram de suas palestras. Ele cobrava entre US $ 10 e US $ 50 por cada aparição, levando-o até US $ 2 mil em uma típica temporada de palestras de inverno. Isso foi mais do que seus ganhos de outras fontes. Em alguns anos, ele ganhou tanto quanto $ 900 por uma série de seis palestras, e em outro, por uma série de conversas de inverno em Boston, ele arrecadou $ 1.600. Ele finalmente deu cerca de 1.500 palestras em sua vida. Seus ganhos permitiram que ele expandisse sua propriedade, comprando 11 acres (45.000 m 2 ) de terra por Walden Pond e mais alguns acres em um bosque de pinheiros vizinho. Ele escreveu que ele era "senhorio e senhor dos 14 acres, mais ou menos".

Emerson foi apresentado à filosofia indiana através das obras do filósofo francês Victor Cousin . [101] Em 1845, os diários de Emerson mostram que ele estava lendo os Essays on the Vedas do Bhagavad Gita e Henry Thomas Colebrooke . Ele foi fortemente influenciado pelo Vedanta , e muito de seus escritos tem fortes sombras do não-dualismo . Um dos exemplos mais claros disso pode ser encontrado em seu ensaio " The Over-soul ":

Vivemos em sucessão, em divisão, em partes, em partículas. Enquanto isso, dentro do homem é a alma do todo; o sábio silêncio; a beleza universal, à qual cada parte e partícula é igualmente relacionada, a eterna. E esse poder profundo em que existimos e cuja bem-aventurança é acessível a nós, não é apenas auto-suficiente e perfeito em todas as horas, mas o ato de ver e a coisa vista, o vidente e o espetáculo, o sujeito e o objeto , são um. Vemos o mundo pedaço por pedaço, como o sol, a lua, o animal, a árvore; mas o todo, do qual estas são partes brilhantes, é a alma.

Em 1847-48, ele visitou as Ilhas Britânicas. Ele também visitou Paris entre a Revolução Francesa de 1848 e os sangrentos Dias de Junho . Quando ele chegou, viu os troncos de árvores que haviam sido cortados para formar barricadas nos tumultos de fevereiro. Em 21 de maio, ele ficou no Champ de Mars em meio a celebrações em massa para concórdia, paz e trabalho. Ele escreveu no seu diário: "No final do ano, teremos em conta e veremos se a Revolução valeu as árvores." A viagem deixou uma marca importante no trabalho posterior de Emerson. Seu 1856 livro Inglês Traits baseia-se em grande parte em observações registadas em seus diários de viagem e cadernos. Emerson mais tarde chegou a ver a Guerra Civil Americana como uma "revolução" que compartilhava um terreno comum com as revoluções europeias de 1848.

Em um discurso em Concord, Massachusetts, em 3 de maio de 1851, Emerson denunciou a Lei do Escravo Fugitivo :

"O acto do Congresso é uma lei que cada um de vocês quebrará na primeira oportunidade - uma lei que nenhum homem pode obedecer, ou estimular a obediência, sem perda de respeito próprio e perda do nome de cavalheiro." 

Naquele verão, ele escreveu em seu diário:

"Essa promulgação imunda foi feita no século XIX por pessoas que sabiam ler e escrever. Eu não vou obedecer." 

Em fevereiro de 1852, Emerson e James Freeman Clarke e William Henry Channing editaram uma edição das obras e cartas de Margaret Fuller, que havia morrido em 1850. Dentro de uma semana de sua morte, seu editor de Nova York, Horace Greeley, sugeriu Emerson que uma biografia de Fuller, a ser chamada "Margaret and Her Friends" , esteja preparada rapidamente "antes que o interesse animado por seu triste falecimento tenha passado". Publicado sob o título "As Memórias de Margaret Fuller Ossoli", as palavras de Fuller foram pesadamente censuradas ou reescritas. Os três editores não estavam preocupados com precisão; eles acreditavam que o interesse público em Fuller era temporário e que ela não sobreviveria como uma figura histórica. Mesmo assim, por um tempo, foi a biografia mais vendida da década e passou por treze edições antes do final do século.

Walt Whitman publicou a coleção de poesia inovadora "Leaves of Grass" em 1855 e enviou uma cópia a Emerson para sua opinião. Emerson respondeu positivamente, enviando a Whitman uma carta lisonjeira de cinco páginas em resposta.  A aprovação de Emerson ajudou a primeira edição de "Leaves of Grass" a despertar um interesse significativo e convenceu Whitman a publicar uma segunda edição logo em seguida. Esta edição citou uma frase da carta de Emerson, impressa em folha de ouro na capa: "Eu agradeço-o no início de uma grande carreira". Emerson ofendeu-se que esta carta se tornasse pública e mais tarde foi mais crítica do trabalho.

PHILOSOPHERS CAMP EM FOLLENSBEE POND - ADIRONDACKS

Ralph Waldo Emerson, no verão de 1858, se aventuraria no grande deserto do estado de Nova York.

Juntando-se a ele estavam nove dos intelectuais mais ilustres que já haviam acampado nas Adirondacks para se conectar com a natureza.

O grupo consistia de Louis Agassiz , James Russell Lowell , John Holmes, Horatio Woodman, Ebenezer Rockwell Hoar, Jeffries Wyman , Estes Howe, Amós Binney , William James Stillman e Emerson. Convidados, mas incapazes de fazer a viagem por diversas razões, foram: Oliver Wendell Holmes , Henry Wadsworth Longfellow e Charles Eliot Norton , todos membros do Saturday Club (Boston, Massachusetts) .

Este clube social era em sua maioria uma associação literária que se reuniu no último sábado do mês no Boston Parker House Hotel ( Omni Parker House ). William James Stillman foi um pintor e editor fundador de uma revista de arte chamada Crayon. Stillman nasceu e cresceu em Schenectady, que ficava ao sul das montanhas de Adirondack. Mais tarde, ele viajaria para pintar a paisagem selvagem e pescar e caçar. Ele iria compartilhar suas experiências neste deserto para os membros do Clube de Sábado, aumentando o seu interesse por esta região desconhecida.

Robert Lowell [121] e William Stillman liderariam o esforço para organizar uma viagem às Adirondacks. Eles começariam sua jornada em 2 de agosto de 1858, viajando de trem, barco a vapor, diligência e barcos-guia de canoa. A notícia de que esses homens cultos viviam como “Sacs and Sioux” no deserto apareceu em jornais de todo o país. Isso se tornaria conhecido como o " Acampamento dos Filósofos "

Este evento foi um marco no movimento intelectual do século XIX, ligando a natureza à arte e à literatura.


Embora muito tenha sido escrito ao longo de muitos anos por estudiosos e biógrafos da vida de Emerson, pouco foi escrito sobre o que ficou conhecido como o “Acampamento dos Filósofos”. No entanto, seu poema épico "Adirondac" lê como um diário do seu dia a dia descrição detalhada de aventuras no deserto com seus colegas do Clube de sábado. Esta excursão de acampamento de duas semanas (1858 nas Adirondacks) trouxe-o cara a cara com um verdadeiro deserto, algo que ele falou em seu ensaio “Nature” publicado em 1836. Ele disse: “no deserto eu encontro algo mais querido e connate do que nas ruas ou aldeias ”.

OS ANOS DA GUERRA CIVIL AMERICANA (1860-1865)

Emerson se opunha firmemente à escravidão, mas ele não gostava de estar no centro das atenções e hesitava em dar palestras sobre o assunto. Ele fez, no entanto, uma série de palestras durante os anos pré-Guerra Civil, começando em novembro de 1837. Um número de seus amigos e familiares eram mais abolicionistas ativos do que ele, em primeiro lugar, mas a partir de 1844 em diante, ele assumiu um papel mais ativo na oposição à escravidão. Ele deu vários discursos e palestras, e notavelmente deu boas-vindas a John Brown em sua casa durante as visitas de Brown a Concord.  Ele votou em Abraham Lincoln em 1860, mas Emerson ficou desapontado porque Lincoln estava mais preocupado em preservar a União do que em eliminar a escravidão. Uma vez que a Guerra Civil Americana estourou, Emerson deixou claro que ele acreditava na emancipação imediata dos escravos.

Por volta dessa época, em 1860, Emerson publicou "A Conduta da Vida" na sua coleção de ensaios. Neste livro, Emerson "lutou com algumas das mais importantes espinhas do momento", e "a experiência nas filhas da abolição é uma influência reveladora em suas conclusões". Nestes ensaios Emerson abraçou a guerra civil, a revolução nacional ou a revolução, [são] mais ricas do que os anos de prosperidade ".

Emerson visitou Washington, DC, no final de janeiro de 1862. Ele deu uma palestra pública no Smithsonian em 31 de janeiro de 1862, e declarou: "O Sul chama a escravidão de uma instituição ... Eu um chamo de destituição ... Emancipação é a demanda da civilização ". No dia seguinte, 1 de fevereiro, seu amigo Charles Sumner levou-o para conhecer Lincoln na Casa Branca. Lincoln estava familiarizado com o trabalho de Emerson, já tendo assistido a palestras. Com dúvidas de Emerson sobre Lincoln apareceu na reunião. Em 1865, ele falou em um memorial comemorativo por Lincoln em Concórdia: "Como foi a história e as suas tragédias, eu duvido que qualquer morte morreu?" anúncio. " Emerson, inclusive, foi um número de altos funcionários do governo, incluindo Salmon P. Chase, o secretário do Tesouro, Edward Bates, o procurador geral, Edwin M. Stanton, o secretário de guerra, Gideon Welles, o secretário da marinha e William Seward, o secretário de estado.

Em 6 de maio de 1862, o protegido de Emerson, Henry David Thoreau, morreu de tuberculose aos 44 anos de idade. Emerson fez o seu elogio. Ele é geralmente referenciado como um dos melhores amigos,  apesar de um desentendimento que começou em 1849 depois que Thoreau publicou a "Week on the Concord "e "Merrimack Rivers". Outro amigo Nathaniel, Hawthorn e Emerson serviu como caixão quando Hawthorne foi enterrado em Concord, como escreveu Emerson, "numa pompa de sol e verdura".

Ele foi eleito membro da Academia Americana de Artes e Ciências em 1864.

OS ÚLTIMOS ANOS E A SUA MORTE

A partir de 1867, a saúde de Emerson começou um declínio; Ele escreveu muito menos com os seus pares. Começando no início do verão de 1871 ou na primavera de 1872, ele começou a ter problemas de memória e sofria de afasia. Até o último da Década, ele esqueceu-se do seu próprio nome, como vezes e, quando alguém perguntou como ele se sentia, ele respondeu: "Muito bem, eu perdi as minhas Faculdades mentais, mas estou perfeitamente bem".

Na primavera de 1871, Emerson fez uma viagem na ferrovia transcontinental, apenas dois anos após sua conclusão. Ao longo do caminho e na Califórnia, ele conheceu um número de dignitários, incluindo Brigham Youngpor uma escala em Salt Lake City. Parte de sua visita na Califórnia incluiu uma viagem aYosemite e e conheceu um jovem e desconhecido John Muir , um evento marcante na carreira de Muir.

A casa de Emerson em Concord foi incendiada a 24 de julho de 1872. Ele pediu ajuda de vizinhos e, desistindo de apagar como chamas, todos os pedidos de acções foram possíveis. O fogo foi apagado por Efraim Touro Jr., o filho de um braço de Ephraim Wales Bull.  Doações foram coletadas por amigos para ajudar os homens a reconstruir, incluindo US $ 5.000 reunidos por Francis Cabot Lowell , outros US $ 10.000 LeBaron Russell Briggs e uma doação pessoal de US $ 1.000 de George Bancroft.  O apoio para o cobre foi também também; embora os Emerson acabaram de ser implantados com uma família no Old Manse, os saim Anne Lynch Botta , James Elliot Cabot , campos de James Thomas e Annie Adams.  O fogo marcou o fim da carreira de professora de Emerson; a partir daí, ele lecionaria apenas em ocasiões especiais e apenas na frente de audiências familiares.

Enquanto uma casa estava sendo reconstruída, Emerson viajou para a Inglaterra, uma Europa continental e o Egipto. Ele partiu em 23 de outubro de 1872, junto com sua filha Ellen, enquanto sua esposa Lidian passava um tempo no Old Manse e com amigos. Emerson e sua filha Ellen retornaram aos Estados Unidos sem navio Olimpo Junto com o amigo Charles Eliot Nortonem 15 de abril de 1873. O retorno de Emerson a Concord foi comemorado pela cidade e a escola foi cancelada naquele dia.

No final de 1874, Emerson publicou uma antologia de poesia chamada Parnassus , que incluía poemas de Anna Laetitia Barbauld , Julia Caroline Dorr , Jean Ingelow , Lúcia Larcom , Jones Very, assim como Thoreau e várias outros. A antologia foi originalmente preparada no outono de 1871, quando foi editada a partir de 2003.

Os problemas com sua memória tornaram-se embaraçosos para Emerson e as suas próprias leis públicas em 1879. Tradução de Como Holmes: "Emerson tem medo de encontrar-se muito na sociedade, devido ao fracasso de sua memória e uma grande dificuldade que encontra em As palavras que ele quer são "as dolorosas do seu embaraço às vezes". Em 21 de abril de 1882, Emerson foi encontrado para ser sofrendo de pneumonia. Ele acabou seis dias depois. Emerson é enterrado em Sleepy Hollow Cemetery, Concord, Massachusetts. Ele foi colocado no seu caixão vestindo uma túnica branca dada pelo escultor americano Daniel Chester French.

ESTILO DE VIDA E CRENÇAS

As visões religiosas de Emerson foram digitadas radicais na época. Ele acreditava que todas as coisas estavam ligadas a Deus e, portanto, todas as coisas são divinas. Os benefícios existentes em Emerson estavam removendo a figura central de Deus; como Henry Ware Jr.Emerson estava em perigo de tirar "o Pai do Universo" e deixar "mas uma companhia de crianças em um asilo órfão". Emerson foi parcialmente influenciado pela filosofia alemã e pela crítica bíblica. Os seus pontos de vista, uma base que faz do transcendentalismo. "O que é que não pode revelar a verdade, mas pode ser uma experiência intuitiva directamente da natureza".  Numa consulta sobre Religião, Emerson é: "Eu sou mais um Quaker do que qualquer outra coisa. Acredito na 'voz mansa e delicada', e essa voz é Cristo dentro de nós".

Emerson não se tornou um abolicionista ardente até 1844, no seu terceiro Seminário mostrou que ele estava preocupado com uma disciplina em sua juventude, até mesmo sonhando em ajudar a libertar escravos. Em junho de 1856, depois de Charles Sumner, o senador dos Estados Unidos, tomou suas próprias conclusões abolicionistas, Emerson lamentou que ele próprio não estivesse tão comprometido com uma causa. Ele escreveu: "Há homens que, assim que nascem, tomam uma linha de abelha para o machado do inquisidor. [...] Maravilhoso o modo pelo qual somos nós por esse supremo infalível do elemento moral".Após o ataque de Sumner, Emerson iniciou um debate sobre o escravidão. "Acho que devemos nos livrar da escravidão, devemos nos livrar da liberdade", disse ele numa reunião em Concórdia no verão. Emerson usou uma escravidão como um exemplo de injustiça humana, especialmente em seu papel de ministro. No início de 1838, provocada pelo assassinato de um editor abolicionista de Alton, Illinois, chamado Elijah Parish Lovejoy, Emerson fez o seu primeiro discurso antiescravatura público. Como ele disse, "é apenas outro dia que o corajoso Lovejoy deu seu peito como balas de uma multidão, pelos direitos de liberdade de expressão e opinião, e morreu quando era melhor não viver".  John Quincy Adams disse que assassinato da máfia de Lovejoy "causou um choque de qualquer terremoto em todo este continente". No entanto, Emerson afirmou que uma reforma seria alcançada por meio de um acordo moral e não por acção militante. A 1 de agosto de 1844, numa uma palestra em Concord, ele foi mais apoiado pelo seu movimento abolicionista: "Devemos principalmente este movimento aos continuadores dele, pela luta popular de todos os pontos da prática ética". .

Emerson é conhecido como um dos pensadores democráticos mais liberais de sua época, que é um processo democrático, a escravidão deveria ser abolida. Apesar disso, o abolicionista é reconhecido como a sua própria legalidade da escravidão, Emerson lutou com as implicações da raça. Suas tendências liberais habitaram não se traduziram quando houve um erro de todas as raças em relação à sua capacidade ou função, o que era uma era comum para o período em que ele vivia. Muitos críticos que foram seus pontos de vistas sobre a hipótese de se tornarem um abolicionista no início de sua vida e também de se tornarem mais ativos no movimento antiescravatura. Muito da sua vida inicial, ele se mostrou em silêncio sobre o tema da raça e da escravidão.

Durante sua jornada, Emerson parece desenvolver uma hierarquia de competências para os homens com a razão de ser, escravos africanos, distintamente iguais aos homens brancos com base em sua capacidade de raciocinar. Em 20 de maio de 1822, Emerson escreveu sobre uma observação pessoal: "O que é realmente escrito em 1822?" da linguagem, não excediam a sagacidade do orago Agora, é verdade que estas foram as vezes superiores a este animal, e projetadas para controlar-se? E em comparação com as mais altas ordens de homens, os africanos ficarão tão baixos a ponto de fazer a diferença que subsiste entre si e as melhores sagazes são insignificantes ".

Tal como acontece com os defensores da escravidão, enquanto seus primeiros anos, Emerson parece ter sido feito como escravos africanos. Mas essa crença nas inferioridades raciais não fez de Emerson um defensor da escravidão.  Emerson escreveu mais tarde naquele ano em que "Não foi feito um esforço para reconciliar uma mente com o perdão da escravidão; nada além de uma tremenda familiaridade e a parcialidade do interesse privado". Emerson viu uma remoção de pessoas de sua terra natal, o processo de escravos e os benfeitores egoístas de escravos como injustiças grosseiras. Para Emerson, o escravidão era uma questão moral, enquanto que a superioridade das raças era uma questão que se propunha analisar a partir de uma perspectiva científica baseada no fato de que elas eram mais características herdadas.

Emerson se via como um homem de "descendência saxónica". "The Netherlands of the United States, especially the land of the world of the United States, England, United States, England, United States, England, United States".Ele viu laços diretos in the derage on the identidade nacional e a natureza inerente do ser humano. Os americanos brancos que foram nativos dos Estados Unidos e da ascendência inglesa foram classificados por ele como uma "raça" separada, que pode ter uma posição de ser superior a outras nações. Sua ideia de raia baseava-se mais em uma cultura, ambiente e história compartilhada do que os científicos que uma teoria moderna define como raça. Os investidores norte-americanos de ascendência inglesa foram os primeiros a imigrar os europeus, incluindo os irlandeses, franceses e alemães, e também os que estão a vencer nos inglês da Inglaterra, a quem se considerou um segundo próximo e o primeiro grupo realmente comparável.

Mais tarde em sua vida, como ideias de Emerson sobre a mudança quando foram envolvidas com o movimento abolicionista, enquanto que, ao mesmo tempo, começou a analisar mais profundamente como as implicações filosóficas das hierarquias raciais e raciais. Suas crenças mudaram o foco para os resultados dos raciais. As visões raciais de Emerson estavam intimamente relacionadas com as visões sobre o nacionalismo e a superioridade nacional, especificamente para os saxões da Inglaterra, que era uma visão comum nos Estados Unidos da época. Emerson usou as teorias contemporâneas da raça e da ciência para se tornar uma teoria do desenvolvimento da raça. Ele realmente teve uma batalha atual e a actual escravidão de outras raças foi uma inevitável luta racial, que resultou na inevitável união dos Estados Unidos. Tais temas foram necessários para uma conferência dialética.  Em grande parte do seu trabalho posterior, Emerson parece permitir uma noção das raças diferentes acabadas por se misturar na América. Esse processo de hibridação levaria a uma raça superior que seria em benefício da superioridade dos Estados Unidos.

Emerson foi o defensor da disseminação das bibliotecas por todos os E.U,A, durante grande parte do século XIX, dizendo: "O que você tem que fazer na biblioteca escolhida no século XIX? Em mil anos, puseram na melhor ordem os resultados do seu aprendizado e sabedoria ".

Emerson pode ter pensamentos eróticos sobre pelo menos um homem.  Durante os primeiros anos em Harvard, ele foi criado por um jovem chamado Caloiro Martin Gay, sobre quem escreveu acerca de uma sexualidade carregada. Ele teve também uma série de interesses românticos em várias mulheres ao longo da sua vida, tais Como Anna Barker  e Caroline Sturgis.

LEGADO

Como palestrante e orador, Emerson - apelido de Sábio da Concórdia - tornado a principal voz da cultura intelectual nos Estados Unidos.  James Russell Lowell editor da Atlantic Monthly e North American Review, comentou em seu livro My Study Windows (1871), que Emerson não era apenas o "conferencista mais atraente nos Estados Unidos", mas também "um dos pioneiros do sistema de palestras".  Herman Melville, que conheceu Emerson em 1849, embora pensava que ele tinha "um problema na região do coração" e um "vaidade intelectual tão intensamente intelectual que, um princípio, hesita em chamá-lo pelo nome certo". Embora mais tarde ele tenha admitido que Emerson era "um grande homem".Theodore Parker, um ministro e transcendentalista, observado em uma capacidade de influenciar e inspirar os outros: "o brilhante génio de Emerson, as noites de inverno emparedadas e emparedadas em Boston, os olhos de novas garotas para admirar essa grande estrela, uma beleza e um momento, que foi para o momento, enquanto também deu inspiração perene, como o caminho para o caminho de novos, e para as novas esperanças "

O trabalho de Emerson não apenas influenciou seus contemporâneos, como Walt Whitman e Henry David Thoreau, mas continuaria a influenciar pensadores e escritores nos Estados Unidos e ao redor do mundo até o presente.  Pensadores notáveis ​​que reconhecem a influência de Emerson incluem Nietzsche e William James , o afilhado de Emerson. Há pouca discordância de que Emerson foi o escritor mais influente da América do século XIX, embora atualmente seja uma preocupação dos estudiosos. Walt Whitman , Henry David Thoreau e William James eram todos Emersonianos positivos, enquanto Herman Melville , Nathaniel Hawthorne e Henry James eram Emersonianos em negação - enquanto eles se colocavam em oposição ao sábio, não havia como escapar de sua influência. Para TS Eliot , os ensaios de Emerson eram um "fardo". Waldo, o Sábio, foi eclipsado de 1914 a 1965, quando voltou a brilhar, depois de sobreviver no trabalho de grandes poetas americanos como Robert Frost , Wallace Stevens e Hart Crane .

No seu livro "The American Religion" , Harold Bloom refere-se repetidamente a Emerson como "O profeta da religião americana", que no contexto do livro se refere a religiões indígenas americanas como Mormonismo e Ciência Cristã , que surgiram em grande parte da vida de Emerson, mas também para fortalecer as igrejas protestantes que Bloom diz que se tornaram nos Estados Unidos mais gnósticas do que suas contrapartes europeias. Em "O cânone ocidental" , Bloom compara Emerson a Michel de Montaigne : "A única experiência de leitura equivalente que conheço é a de reler incessantemente nos cadernos e diários de Ralph Waldo Emerson, a versão americana de Montaigne." Vários poemas de Emerson foram incluídos em Os melhores poemas da língua inglesa de Bloom, embora ele tenha escrito que nenhum dos poemas é tão excelente quanto o melhor dos ensaios de Emerson, que Bloom listou como "Autoconfiança", "Círculos", "Experiência" e "quase toda a conduta da vida ". Na sua crença de que comprimentos de linha, ritmos e frases são determinados pela respiração, a poesia de Emerson prenunciou as teorias de Charles Olson .

TRIBUTOS E MÉRITOS

Em maio de 2006, 168 anos depois que Emerson proferiu seu "Discurso da Escola Divina", a Harvard Divinity School anunciou o estabelecimento da cátedra da Associação Universalista Unitária Emerson.

Harvard também nomeou um edifício, Emerson Hall (1900), depois dele.

O Quarteto de Cordas Emerson , formado em 1976, tirou o nome dele.


O Prémio Ralph Waldo Emerson é concedido anualmente a estudantes do ensino médio para ensaios sobre assuntos históricos.

BIBLIOGRAFIA

Colecções

- "Ensaios: Primeira Série" (1841)
- "Ensaios: Segunda Série" (1844)
- "Poemas" (1847)
- "Natureza, Endereços e Leituras"(1849)
- "Homens Representativos" (1850)
- "Traços Ingleses" (1856)
- "A Conduta da Vida" (1860)
- "Dia de Maio e Outras Peças" (1867)
- "Sociedade e Solidão" (1870)
- "Cartas e Objectivos Sociais" (1875)

Ensaios Individuais

- "Natureza" (1836)
- "Autossuficiência" (Ensaios: Primeira Série)
- "Compensação" (Primeira Série)
- "The Over-Soul" (Primeira Série)
- "Círculos" (Primeira Série)
- "O Poeta" (Ensaios: Segunda Série)
- "A Experiência"(Ensaios: Segunda Série)
- "Política" (Segunda Série)
- "Saadi" no Atlantic Monthly (1864)
- "O Estudioso Americano"
- "Reformadores da Nova Inglaterra"

Poemas

- "Concord Hymn"
- "O Rhondora"
- "Brahma"
- "Uriel"

Cartas

- "Cartas para Martin Van Buren"
- "A Correspondência de Thomas Carlyle e Ralph Waldo Emerson, 1834-1872"

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