quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

ESCULTURA (E ESCULTORES) HOLÍSTICA QUE NOS INSPIRA: "EXPANSION" DE PAIGE BRADLEY (2004)


Paige Bradley

"Expansion"

2004

SOBRE A ESCULTURA "EXPANSION"

"Desde o momento em que nascemos, o mundo tende a ter um recipiente já construído para que possamos entrar dentro: um número de segurança social, um género, uma raça, uma profissão ou um QI pondero se somos mais definidos pelo recipiente que estamos em vez do que estamos dentro. Nós nos reconheceríamos se pudéssemos expandir além de nossos corpos? Ainda poderíamos existir se estivéssemos autenticamente "não contidos"? 

Paige Bradley


"Arte não é entretenimento. Arte não é uma mercadoria. Arte é Cultura. É tu e eu."

Paige Bradley
(n.1974)


QUEM É PAIGE BRADLEY?

"A inspiração vem da minha conexão com o mundo, dos meus relacionamentos com os outros e meu relacionamento comigo mesmo. Não preciso de viajar pelo planeta ou contratar dançarinos para encontrar uma musa. A minha jornada individual é inspiração suficiente.
Desde os nove anos que eu sabia que seria uma artista. Eu estava desenhando desde que eu me lembro e comecei a lançar o meu trabalho em bronze quando eu tinha dezessete anos. Três décadas depois, ainda estou a fazer isso - e eu pretendo nunca parar.
Tanto quanto eu tento evitar rotular-me, sou uma artista figurativa em tudo o que eu faço. A figura,para mim, é o veículo perfeito para comunicar a condição humana. A minha definição de sucesso é ser uma visionária através de trabalhos de arte verdadeiros e corajosos, trabalho que comunica o que é sentir estar vivo no mundo de hoje.
Eu continuo me movendo no meu trabalho através do questionamento, da observação, da busca da verdade e da busca da clareza. O meu objetivo é ter a coragem de criar o que se sente real e não necessariamente o belo, para criar uma arte duradoura e fina."
Paige Bradley
Nascido em Carmel, Califórnia, em 1974, Paige Bradley sabia que seria uma artista aos nove anos. Imerso na Natureza e na Arte, o fascínio de Bradley com a figura humana começou cedo. Ela acreditava que, através da figura, um artista poderia falar uma linguagem universal, intemporal e essencial.
Paige começou a desenhar a partir do modelo nu aos dez anos e, aos quinze, estudava intensamente nos campus universitários durante os meses de verão. Sabendo que ela era naturalmente uma escultora, aos dezessete anos, ela lançou o seu primeiro bronze.
Educada na Universidade Pepperdine, Paige passou um ano em Florença, Itália, com o programa de estudos da Universidade. Lá, estava cursando a Academia de Arte de Florença, que incluiu a História da Arte. Ela continuou a sua educação na prestigiada Academia de Belas Artes da Pensilvânia, onde estudou escultura e aprendeu a pintar e imprimir em vários meios diferentes.
Em 1995, Paige foi escultora-assistente num monumento para os Jogos Olímpicos de Atlanta. Em 2001, foi eleita pela Sociedade Nacional de Escultura, Catherine Lorillard Wolfe Art Club e The Salmagundi Club como escultora profissional. Em 2006, o seu trabalho foi apresentado em mais de uma dúzia de galerias, leccionando oficinas de mestrado e sendo procurada para comissões públicas e privadas. Aos trinta anos, ela já teve um forte acompanhamento de colecionadores internacionais.
Anualmente, Paige Bradley tem várias exposições, e seu trabalho pode ser visto em galerias seletas em todo o mundo. Em 2004, ela mudou seu estúdio da Califórnia para a cidade de Nova York.Na primavera de 2007, mudou-se para Londres, onde actualmente trabalha em tempo integral.
O trabalho de Paige está cheio de dicotomias: tanto o belo quanto o feio, o liberado e o contido, a queda e o flutuante. Ela sempre controla a forma, mas não está presa pela sua literalidade. O assunto torna-se o mais importante - não apenas feministas, mas sim as traições humanistas da emoção moderna.O trabalho de Paige está se tornando uma pedra angular valiosa para a figura desaparecida da arte contemporânea. Em 2014, na sua galeria de estreia no Carmel, Paige exibiu mais de quarenta esculturas, vários novos desenhos e um catálogo assinado de obras. Era a sua maneira de celebrar vinte anos na escultura, o que provavelmente é apenas o começo.
Para mais informações, consultem o site da escultora em: www.paigebradley.com 

Sem comentários:

Enviar um comentário