quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

TEATRO E EXPRESSÕES DRAMÁTICAS (E COMPANHIAS) HOLÍSTICAS QUE NOS INSPIRAM: "PLEIADES" - ENRA (2017)


Enra 

"Pleiades"

2017

QUEM SÃO OS ENRA?

Enra (estilizada em letras latinas em minúsculas) é uma empresa japonesa de artes performativas que combina vídeo com arte e performance ao vivo, sincronizando o movimento do corpo humano com gráficos computacionais. Criada no dia 1 de Março de 2012 é composta pelos videoartistas Nobuyuki Hanabusa e oito artistas: Tsuyoshi Kaseda, Maki Yokoyama, Saya Watatani, Tachun, Yusaku Mochizuki, Kazunori Ishide, Takako Morimoto e Aoi Nonaka.

Esta empresa de produção e artes cénicas de Tóquio procura criar a união final entre motion graphics e a performance ao vivo. A intenção é sincronizar imagens na tela com a dança e outras formas de expressão ao vivo. Composta por oito artistas individuais, Enra incorpora artes marciais (especialmente Wushu), ginástica rítmica, balé, dança de animação, malabarismo (especialmente diabolo) e danças de salão em todas as suas performances.

As performances de Enra consistem numa fusão sincronizada de gráficos em movimento (Vídeo Art) e performance ao vivo (dança contemporânea numa variedade de géneros) na frente de uma tela. O grupo actua regularmente em todo o mundo e recebeu grandes elogios, não apenas na sua terra natal, mas também na Europa, América do Norte, Oriente e Sudeste Asiático e no Médio Oriente.

No Japão, Enra realizou, a convite do primeiro-ministro do Japão no jantar de boas-vindas oficial do Comité Olímpico Internacional (COI) durante a sua avaliação do plano 2020 para as Olimpíadas de Tóquio, um evento que também serviu para comemorar os 50.º aniversário dos Jogos Olímpicos de Tóquio de 1964.

A peça "Films" - uma homenagem aos filmes -, foi realizada por Enra para abrir a cerimónia de entrega de prémios no 68.º Festival de Cannes, onde o grupo também caminhou pelo tapete vermelho.

Em março de 2016, Enra iniciou a sua turnê no Japão com uma performance pública na Câmara Municipal de Kitazawa em Shimokitazawa, Tóquio.

Enra caminhou no tapete vermelho, pela segunda vez, na cerimónia "Lunas del Auditorio" no Auditório Nacional da Cidade do México em Outubro de 2016, onde eles se apresentaram como convidados especiais.

De acordo com o Mainichi Shimbun, "o nome do grupo é derivado do espírito Yõkai japonês que se move em forma de fumo, como Eneura."

Para mais informações acerca desta empresa, consultem o seu site oficial em: http://enra.jp 




Sem comentários:

Enviar um comentário